"OS NOVES REINOS SEGUNDO A MITOLOGIA NÓRDICA"
De acordo com a mitologia nórdica no início de tudo existia apenas Musphelhein (reino do fogo) e Niflhein (reino das névoas) e entre os dois existia um grando vazio chamado Ginungagap, um dia a névoa e o fogo se encontraram em Ginungagap e formaram um enorme cubo de gelo, que ia derrentendo aos poucos devido ao fogo de Musphelhein, das gotas do gelo durgiu o primeiro ser um gigante chamado Ymir, Ymir hibernou durante muitas eras, do seu suor nasceu os gigantes e demonios, depois de um tempo surgiu do gelo uma giganta em forma de vaca chamada Audumbla de suas tetas surgiram quatro rios imensos feitos de leite, Ymir começou a se alimentar deste leite.
Audumbla um dia lambeu o gelo e como o gelo era mágico, da lambida de Audumbla nasceu o primeiro deus chamado Buro, Buro deu origem a Borr que foi o primeiro dos Aesir, Borr por sua vez foi pai de Odin, Ve e Vili, esses três deuses resolveram matar Ymir e do corpo do monstro criaram o mundo, os ossos viraram as montanhas e o cérebro as nuvens.
Os primeiros seres humanos foram feitos de madeira e ganharam vida graças a Odin e receberam o nome de Ask e Embla, mas Odin achou que faltava algo nos humanos, seu irmão Ve resolveu contribuir e deu o dom da fala e da palavra, Vili também quis contribuir e deu o dom das emoções e do pensamento.
A lua e o sol surgiram como filhos do gigante Mundilfari com a giganta Glen, eles eram irmãos gemeos, o sol era a deusa Sigel e a lua era o deus Mani.
Não se sabe de onde veio a imensa árvore de Yggdrasil é arvore que sustenta os nove mundos um deles que se encontra no solo da árvore é Midgard a terra dos homens.
ALGUMAS IMAGENS SOBRE AS PALAVRAS SUBLINHADAS ACIMA:
YMIR
Foi o primeiro ser vivo, foi criado a partir do gelo mágico de Ginungagap, Ginungagap ficava no meio de dois mundo : Niflheim (o mundo das névoas) e Musphelheim (o mundo do fogo), como o fogo de Musphelheim era muito forte, o gelo as vezes derretia, e como o gelo era mágico acabou formando Ymir o gigante primordial, que dormiu por varias eras e enquanto este dormia de seu suor surgia outros gigantes, Trolls, duendes e demônios.
AUDUMBLA
Nasceu da mesma forma que o primeiro ser Ymir, Audumbla nasceu do gelo mágico de Ginungagap quando este estava derretendo com o fogo de Musphelhein ela era uma giganta em forma de vaca, de suas tetas jorrava leite sem parar o que deu origem aos oceanos.
Audumbla deu uma lambida no cubo de gelo de Ginugagap e ao lamber ela deu origem a Buro
BURO
Nasceu após uma lambida de Audumbla ao cubo de gelo Ginugagap mágico, considerado como o primeiro dos deuses a surgir
. Ele criou o segundo Deus: Borr.
Muitos consideram Borr, e não Buro, como o primeiro dos deuses, mas essa confusão se deve ao fato de que na mitologia nórdica havia 3 diferentes categorias ou tipos de deuses: os ÆSIR, os VANIR e os JOTUN.
BORR
Foi um deus, casado com Bestla, foi pai de Odin, Vili e Ve, filho de Buro.
ODIN, VILI E VE
São os três filhos de Bor e Bestla: Odin foi o primeiro, o segundo Vili e Ve o terceiro.
Acredita-se que Odin, em associação com os seus irmãos, é o governante do céu e da terra. Ele é o maior e mais famoso de todos os homens. Odin, Vili e Vé mataram o gigante Ymir. Quando Ymir caiu, não emitidos a partir de suas feridas como um dilúvio de sangue, que todos os ogres geada se afogaram, exceto para o Bergelmir gigante que fugiu com sua esposa por subir em um lur [um tronco de árvore oca que pode servir tanto como um barco ou um caixão]. A partir deles saltar as famílias dos ogros geada.
Os filhos de Bor, em seguida, levado Ymir para o meio de Ginnungagap e fez o mundo dele. De seu sangue que fez o mar e os lagos, a partir de sua carne a terra, a partir de seus cabelos as árvores, e de seus ossos as montanhas. Eles fizeram pedras e seixos de seus dentes e maxilares e os ossos que foram quebrados. Maggots apareceu em carne de Ymir e voltou à vida. Pelo decreto dos deuses adquiriram a compreensão humana ea aparência dos homens, embora vivessem na terra e nas rochas.
Céu, nuvens e estrelas. Desde o crânio de Ymir os filhos de Bor fez o céu e defini-lo sobre a terra com seus quatro lados. Sob cada esquina eles colocaram um anão, cujos nomes são Leste, Oeste, Norte e Sul.
Os filhos de Bor atirou cérebro de Ymir no ar, e tornaram-se as nuvens.
ASK E EMBLA
São primeiros seres humanos foram feitos de madeira e ganharam vida graças a Odin, mas Odin achou que faltava algo nos humanos, seu irmão Ve resolveu contribuir e deu o dom da fala e da palavra, Vili também quis contribuir e deu o dom das emoções e do pensamento.
YGGDRASIL
É a árvore que de acordo com os nórdicos é o eixo do mundo, a árvore era gigantesca em seu tronco se dividiam os nove mundos e as raízes era onde se encontrava Niflhein (o reino do gelo e das névoas) muitos pensam que Niflhein é o inferno, mas na verdade Helgardh que se localiza em Niflhein que é o inferno.
A árvore de Yggdrasil tem propriedades místicas, suas folhas são capazes de trazer os mortos de volta a vida e seus frutos são capazes de curar qualquer doença.
No topo de Yggdrasil se encontra a moradia dos deuses Asgard, onde se encontra a ponte Bifrost ou ponte arco-íris que se liga com o meio da árvore Midgard (a terra dos homens), Odin se enforcou em um dos galhos de Yggdrasil, mas voltou a vida com mágica.
Em Niflhein existe um dragão chamado Nidhogg que devora sem parar as raízes da árvore com o objetivo de a destruir, mas existem vários animais escondidos em Yggdrasil que distraem Nidhogg um deles é o esquilo Ratatosk.
OS NOVE REINOS
ASGARD
Asgard é o reino dos deuses, os Æsir, na mitologia nórdica, mundo separado do reino dos mortais, Midgard. Asgard era, originalmente, conhecido como Godheim (o repouso dos deuses), pois os primeiros investigadores da mitologia confundiram o nome do mundo dos deuses com o seu castelo mais importante e, neste caso, Godheim se tornou Asgard em muitas fontes históricas.
"HEIMDAll - GUARDIÃO DE ASGARD" |
"BIFROST - É A PONTE DE ARCO-ÍRISQUE ATINGE ENTRE ASGARD E MIDGARD" |
Os muros que cercam Asgard foram construídos por um gigante (identificado frequentemente e equivocadamente como Hrimthurs). Como pagamento por seu trabalho, ele deveria receber a mão de Freya em casamento que é uma das deusas mais belas e também Deusa da fertilidade, do sol e da lua. O acordo só valeria desde que o trabalho fosse terminado dentro de seis dias. O gigante possuía um cavalo muito rápido e forte. Com o intuito de evitar honrar o acordo, Loki por ciúme da deusa e tentando agradar seu pai Odin transformou-se em uma égua e no último dia do acordo ele foi lá e seduziu o cavalo mágico do gigante, Svadilfari. Deste modo, o trabalho não foi terminado a tempo, e os deuses conseguiram evadir-se do pagamento. Loki em compensação pela "distração" do cavalo do gigante pariu Sleipnir, o cavalo de 8 patas que posteriormente, foi dado a Odin como um presente.
O guardião de Asgard é Heimdall. A planície de Ida é o centro de Asgard. Os Æsir encontram-se lá para a discussão de temas importantes - os deuses masculinos reúnem-se em um salão chamado Gladsheim, e as deusas em um salão chamado Vingolf.
MIDGARD
Midgard é o nome do reino dos humanos na mitologia nórdica, correspondendo à Terra como então era conhecida. Midgard é o domínio da deusa Jord. No inglês médio, o nome se transformou em Middel-erde e resultou na Terra-média, conhecida modernamente.
O mundo de Midgard localiza-se no meio de Yggdrasil, cercado por um mundo de água ou oceano, cuja passagem é intransponível. O oceano é habitado pela enorme serpente marinha Jormungard, que circula todo o mar, formando um anel que impede a passagem de quaisquer seres ao agarrar sua própria cauda. O nome original do que hoje é chamado Midgard era conhecido como Mannheim (lar dos homens), mas os primeiros pesquisadores da mitologia confundiram a região como se fosse o castelo mais importante do local. Logo, Midgard, em algumas fontes antigas, era a mais imponente construção do mundo dos homens, Mannheim.
Midgard é representada como sendo um mundo intermédio entre Asgard e Niflheim (respectivamente o paraíso e inferno nórdicos). De acordo com a lenda, foi formada da carne e do sangue do gigante de gelo Ymir, a carne formando a terra; e o sangue, o oceano que a rodeia. Midgard será destruída na batalha de Ragnarok, a batalha final, que terá lugar na planície de Vigrid. Nessa batalha, Jormungard, a gigantesca serpente que habita o oceano, irá levantar-se e envenenará a terra e o mar, fazendo com que as águas se lancem contra a terra, que será submergida, destruindo praticamente toda a vida em Midgard.
JOTUNHEIM
"GIGANTES DE GELO" |
É o mundo dos gigantes (de dois tipos: rocha e neve, chamados coletivamente de Jotuns) na mitologia nórdica. A partir deste mundo, os gigantes ameaçavam os seres humanos em Midgard e os deuses em Asgard (cujos mundos são separados pelo rio Iving). A cidade principal de Jotunheim é Utgard. Gastropnir, lar de Menglod; e Thrymheim, repouso de Tiazi, eram ambos lugares situados em Jotunheim, que era governado pelo rei Thrym.
Os Gigantes de Jotunheim, também conhecido como o Etins, são enormes, super seres. Eles são os inimigos tradicionais dos deuses de Asgard , com quem guerrearam inúmeras vezes ao longo dos milênios. Jotunheim é um reino plano em forma de anel, com montanhas altas ao longo de sua borda interna. É, aparentemente, uma dimensão distinta e separada de Asgard ou Midgard. No entanto, existem portais interdimensionais entre as montanhas de Jotunheim e as de Asgard, permitindo a passagem fácil de um reino para o outro.
Os Gigantes são basicamente humanóides em aparência e cor, embora tendam para um aspecto neardental no corpo e na estrutura óssea. Sua maior característica é a sua altura, tem em média seis metros de altura, embora alguns possam alcançar até trinta metros. Gigantes podem ter descendentes que se assemelham a Asgardianos na altura. Por exemplo, Skurge, o Executor original, era filho de um gigante.
VANAHEIM
Vanaheim é o repouso dos Vanir. Este mundo estaria situado em Asgard, no nível mais elevado do universo. Os Vanir eram, geralmente, os deuses mais benevolentes, relacionados à agricultura e à natureza, ao contrário dos Æsir, que eram considerados deuses da guerra e extremamente passionais.
"VANAHEIN NO DESENHO DOS VINGADORES" |
Os Vanir guerrearam momentaneamente com os Æsir na Guerra dos Deuses, mas se fez rapidamente a paz. Frey, Freya e Njord são considerados os três principais deuses Vanir.
Vanaheim é considerado um dos Nove Mundos da Mitologia Nórdica por causa de sua menção no Alvíssmál e também porque é considerado o lugar de nascimento de Njord, para onde o deus retornará durante o Ragnarok. Isto parece implicar que o Vanaheim não será afetado pelo Ragnarok. Provavelmente não haverá informações adicionais sobre o lugar, pois pouca informação sobre este mundo sobreviveu até hoje.
ÁLFHEIM
"ALFAR - ELFO DE LUZ" |
MUSPHELHEIN
Na Mitologia nórdica, Musphelhein (ou Musspell) significa "Casa da Desolação" e também é conhecido como "País do Fogo". Era uma zona quente de onde se dizia terem originado os primeiros seres vivos. Situa-se no Sul, logo abaixo do disco de Midgard, por oposição a Niflheim no Norte. É o lar dos gigantes de fogo e de seu mestre, Sultur.
Sultur (Surtur ou Surt) era retratado como um demônio de chamas de proporções apocalípticas que causara o Ragnarok. Surtur também possui a Espada do Destino e essa quando entra com a Chama Eterna seu poder atinge níveis incalculáveis então dará início ao Ragnarok incendiando os Nove Reinos. Na mitologia, é dito que os 'filhos' de Muspellheimr irão quebrar a Bifrost. Sua primeira aparição foi em Journey Into Mystery #97, de 1983. Outros demônios citados nos quadrinhos são Hrinmeer e Skulveig, também presentes na Thor Annual 18 (1993).
SVARTÁLFAR
"MALEKITH, O MALDITO" |
Na mitologia nórdica, os svartálfar ("elfos negros") ou dökkálfar ("elfos escuros") são seres sobrehumanos (vættir ou wights, em nórdico arcaico), que eram conhecidos como residentes do mundo subterrâneo de Svartalfheim. Assim como os trolls, são relacionados freqüentemente com os anões e sua moradia também pode se confundir com Nidavellir, no subsolo de Midgard, quase tão distante quanto Helheim.
Como muitos elfos mitológicos, não obstante a moralidade (muito mais perto das variantes medonhas, neste caso), os elfos escuros são, freqüentemente, apontados como responsáveis pelas muitas maldades que ocorrem à humanidade. Em particular, sonhos ruins eram ditos como provenientes do domínio dos dökkálfar, como indicado pela palavra alemã para pesadelo, Albtraum (sonho de elfo). As lendas contam que os elfos escuros se sentam em cima do tórax dos seres humanos e/ou sussurram os sonhos ruins nas orelhas do dorminhoco. Na Escandinávia, a criatura responsável pelos pesadelos é conheciada como Mara.
Os Elfos Negros são governados por Malekith, o Maldito , e o mais poderoso entre as suas fileiras
foi Algrim, o Forte . No entanto, Algrim foi traído por Malekith em uma tentativa de matar Thor. Algrim foi abandonado em um lago de lava e, embora ele tenha sobrevivido, ficou gravemente ferido. Mais tarde, Beyonder transformou Algrim em Kurse, uma criatura monstruosa, que aparentemente mata Malekith pela traição.
NIDAVELLER
NIFLHEIM
Niflheim ("Mistland" também Hel) é o reino do gelo e do frio na mitologia nórdica. Está localizada ao norte de Ginungagap e lá reside os anões e gigantes de gelo, em companhia dos que não morrem em batalhas (os guerreiros mortos em batalha vão para o Valhala). Niflheim é governada pela rainha do inferno(Helgardh), Hela, filha de Loki com uma gigante, sendo que a mesma foi pessoalmente apontada por Odin para esta posição. Nilfheim é dividida em diversos níveis. Um destes níveis foi projetado para os heróis e deuses, onde Hela preside as festividades entre eles. Outro nível é reservado para as pessoas idosas, os doentes e aqueles que foram incapazes de morrer gloriosamente no meio da batalha e entrar no Valhala. O nível mais baixo de Nilfheim se assemelha a versão cristã do inferno, onde os maus são forçados a viver para sempre. Em alguns trechos da mitologia nórdica é dito que as raízes mais profundas da árvore Yggdrasil estão enterradas nesta região. É também em Niflheim que reinam os Nibelungos. Hela, banida por Odin para o mundo inferior que recebeu seu nome, Helheim, que fica nas profundezas de Niflheim às margens do rio Nastronol, que equivale ao rio Aqueronte da mitologia grega. Seu palácio chama-se Elvidner, sua mesa era a Fome, sua faca a Inanição, o Atraso seu criado, a Vagareza sua criada, o Precipício sua porta, a Preocupação sua cama, e os Sofrimentos formavam as paredes de seus aposentos. Hela podia ser facilmente reconhecida, uma metade de seu corpo era de uma linda mulher, e a outra parte de um corpo terrível em decomposição. A personalidade de Hela difere das dos deuses do mundo inferior das demais mitologias: Ela não é boa e nem má, simplesmente justa.O termo inglês Hell (Inferno em português) origina-se do nome desta deusa. Nas revistas da marvel do Thor, Hela aparece como governante de Hel e Niffleheim, a personagem tem sido uma inimigo freqüente de Thor. Apareceu pela primeira vez em Journey into Mystery # 102.
Muito legal, melhor mitologia
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluir